Mesa Redonda Temática
O tema da mesa redonda será: BNCC e o futuro (do?) Ensino Médio Brasileiro. A atividade será composta pelos seguintes pesquisadores, e haverá espaço para debate:
——————————————
Dr. Thiago Mendonça
Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo (UP), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná, (UFPR) e Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru. É professor adjunto do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Florestal, onde atua na licenciatura em Ciências Biológicas nas áreas de instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia, Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia e Bioética e Filosofia da Ciência. Desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências e de Biologia, Educação em Solos, com especial relevância para a Formação inicial e continuada de Professores de Ciências e Biologia.
——————————————
Dra. Patrícia Cláudia da Costa
Doutora em Educação pela FEUSP (2017). Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004). Mestra em Educação pela FEUSP (2008), onde desenvolveu pesquisa sobre a motivação de pessoas idosas para frequentar o MOVA-Guarulhos, movimento de alfabetização do qual integrou a equipe de Coordenação Pedagógica desde a fundação (2002) até ingressar no corpo docente do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa (2009), como professora da área de Fundamentos da Educação. Responsável pela criação do primeiro grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) nesse campus, tendo sido tutora do PET-Educação desde sua fundação (2010) até 2013, quando retornou à FEUSP para cursar o Doutorado com pesquisa sobre a trajetória de docentes que ingressaram no magistério superior federal, no contexto da expansão de 2004-2014, e que são oriundos de famílias pobres e sem tradição de longevidade escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização de jovens, adultos e idosos, popularização da educação superior, expansão das universidades federais e relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares.
——————————————
Dr. Douglas Henrique Mendonça
Graduado em Fisica pela UFMG (2006), mestre em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, pela UFMG (2010), doutorado em Ensino de Física pela UFMG (2019). Atualmente professor efetivo de Física Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências, linguagem e cognição, questões dos estudantes, educação, formação de professores e ensino de física.