Ensino de Física
Dr. Orlando Gomes Aguiar Jr.
Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995), doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Realizou estudos de pós-doutorado em educação em ciências na Universidade de Leeds, Inglaterra (2003-2004) e na Universidade de Massachussets-Boston (U-Mass Boston) e UFBA (2017-2018). Atuou como professor de física no ensino médio por 14 anos em escolas de rede pública e particular. Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Nela desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação em Ciências e Física. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Nível 7, Capes) e do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG (Nível 4, Capes). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: formação de conceitos científicos, linguagem e cognição; mediação pedagógica; dinâmica discursiva em salas de aula de ciências; perguntas de professores e de estudantes em aulas de ciências; desenvolvimento de e avaliação de sequências de ensino informadas pela pesquisa; questões sócio-científicas e abordagens cts no ensino de física e ciências. Faz parte de equipes de formulação de currículos, participa e coordena programas de formação de professores em serviço; formula e desenvolve projetos de pesquisa e intervenção em educação em ciências. Membro da diretoria da Abrapec (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, gestão 2005-2009) e secretário de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (gestão 2015-17). Coordenou atividades do PIBID-Física da UFMG entre 08-2008 e 03-2017. Coordenador de área de Física do Projeto Residência Pedagógica da UFMG. Editor da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (FaE/Cecimig, Qualis A2) entre jan-2013 e maio-2017. Atua como parecerista de diversos periódicos de pesquisa no campo da educação em ciências no Brasil e no exterior. Tem vários trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e outros em capítulos de livros. Pesquisador com bolsa de produtividade de pesquisa nível 2 pelo CNPq.
————————————————————————–
Dra. Júlia Esteves Parreira
Possui graduação em Física (bacharelado) pela UFMG (2003), mestrado em Física pela UFSC (2005) e doutorado em Física pela UFMG (2010), ambos em Física Teórica. É professora do Departamento de Física e Química da PUC-Minas. Tem desenvolvido pesquisa principalmente sobre ensino baseado em evidências e aprendizagem ativa no Ensino de Física. Atualmente faz pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG, em Ensino de Física.
————————————————————————–
Érica Cristina Gonçalves
Graduada em Física Licenciatura – UFV Florestal. Pós Graduação em Ensino de Física a Distância – FAVENI. Atuação profissional: Professora Efetiva na Escola Estadual Padre Libério; Professora Contratada na Escola Ademar de Melo.